Análise: além do BBB, a Globo não consegue emplacar outro reality show
Ainda que os realities globais tenham boa audiência, eles estão longe (e muito!) do sucesso que o mercado publicitário almeja
atualizado
Compartilhar notícia
Boninho pode ficar irritado o quanto for, mas é fato que, além do BBB, a Globo não consegue emplacar um novo reality show. Isso não significa que os programas do tipo não tenham boa audiência. Sim, todos têm. A Globo é líder com todas as suas atrações. Quando algum programa perde é sempre por alguns minutos, às vezes não chega nem a uma hora, e a concorrência faz um estardalhaço, o que é compreensível.
É raro um programa incomodar a emissora como aconteceu com A Casa dos Artistas, do SBT; o Pânico na TV, da RedeTV!; e Os Dez Mandamentos, da Record. Tiveram outros, eu sei, mas se trata sempre de exceção.
Ainda que os realities globais tenham boa audiência, eles estão longe aquém do sucesso esperado pelo mercado publicitário, que injeta milhões de reais numa ação no No Limite ou no Mestre do Sabor. Por mais que Boninho tente falar o contrário com números que não condizem com a realidade (se o reality de sobrevivência é visto por 45 milhões toda semana, como 91 milhões assistiram ao No Limite mais de um mês depois de sua estreia? A conta não fecha…). A atração flopou.
Tirando o sucesso do Big Brother Brasil, nenhum outro programa do gênero emplaca com o mesmo peso na emissora. O Mestre do Sabor é insosso, sem sal, com uma dinâmica desinteressante e técnicos sem carisma. Para piorar, Claude Troigros não é popular como Eric Jacquin do concorrente MasterChef. A versão da Globo é chapa-branca demais e não tem conteúdo que repercuta.
O No Limite é a decepção do ano. Com ex-participantes do BBB no elenco, o programa não soube aproveitar os conflitos vindos até mesmo de fora da competição. As provas, que mais parecem ter saído das gincanas da escola, poderiam ser feitas em qualquer lugar. Somente a primeira edição, em 2000, repercutiu e fez sucesso. De resto, um fiasco. A emissora das telenovelas não sabe mesmo fazer reality show.