Aguinaldo Silva avalia Império e anuncia novos trabalhos para breve
Autor de Império, que volta ao ar amanhã, diz que fica muito lisonjeado quando vê suas novelas sendo escolhidas para serem reprisadas
atualizado
Compartilhar notícia
Em um ano, Aguinaldo Silva volta ao horário nobre da Globo – curiosamente, após ter sido desligado do quadro de atores da emissora. Depois de Fina Estampa ter sido reprisada, Império foi a escolhida para substituir Amor de Mãe na faixa das 9. Nas redes sociais, muitos comentam que, na hora do aperto, o canal, mais uma vez, recorre às obras do escritor, dispensado no fim de 2019.
“Eu me sinto lisonjeado… e feliz. Mas não acho que a novela pertence a quem a escreve. Ela é de quem a produz. Nesse caso, a produtora e, portanto, a dona da novela é a Rede Globo. E assim ela pode repetir Império e qualquer outra das minhas quinze novelas quantas vezes quiser. Eu ficarei sempre feliz por isso”, diz Aguinaldo.
Autor de muitas novelas que se tornaram populares e com altos índices de audiência, o autor arrisca palpitar qual é o segredo do sucesso de suas novelas: “Acho que é porque elas, de um modo ou de outro, tratam sempre de um tema básico e muito caro ao telespectador: as questões de família. Sou daqueles que acreditam que a família é a base de tudo, sem ela viveríamos no caos. Procuro mostrar isso no meu trabalho de um modo muito claro e o telespectador sempre entende onde estou querendo chegar”.
Império coloca para o telespectador a pergunta: “Vale a pena fazer qualquer coisa para subir na vida?”. “O comendador achou que sim. E, quando chegou lá, descobriu que isso não era suficiente para que ele se sentisse feliz. Mas a trama não mostra isso como se fosse uma tese a ser provada, mas explora os elementos da ficção. “Eu sou um contador de histórias e sinto muito orgulho disso. Acima de tudo vem a história, as tramas; e só depois vem o que pretendo mostrar através delas”.
Na época de Império, Drica Moraes precisou se afastar das gravações por uma questão de saúde e Aguinaldo ousou ao chamar Marjorie Estiano, que interpretou Cora na fase jovem, para voltar à trama. A explicação para a vilã ter mudado o visual? Ela tomou um elixir da juventude. A ideia foi bastante criticada por alguns, mas depois a troca acabou caindo no gosto popular.
“Eu não mudaria nada. A troca de Drica Moraes por Marjorie Estiano, que poderia ter provocado um desastre na novela, deu supercerto. Mas eu só fiz isso porque não tinha outra alternativa, já que a primeira atriz, por motivos de saúde, não poderia continuar gravando a novela”, reflete.
Autor de muitos sucessos, Aguinaldo garante que, em breve, vai voltar ao ar: “O que manteve minha saúde mental durante a pandemia foi justamente isso: os novos trabalhos. Trabalhei sem parar. Assim, tenho vários projetos encaminhados ou já em discussão com algumas produtoras. Quando pudermos produzir outra vez… se Deus assim o permitir, terei novos projetos no ar de novo”.