metropoles.com

Você treina, faz dieta e não consegue emagrecer? Talvez o problema esteja na estratégia de exercícios e alimentação

Se não existir um planejamento adequado, alcançar a meta fica difícil.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sabrina M 0339
1 de 1 Sabrina M 0339 - Foto: null

Ouço muitas pessoas dizendo que fazem tudo “certinho”, mas não conseguem emagrecer. Seguem uma dieta, realizam exercícios e mesmo assim o percentual de gordura não diminui. Por isso, te pergunto, como está o seu programa de exercícios e alimentação?

Se não existir um planejamento adequado, alcançar a meta fica difícil. Não adianta adotar estratégias erradas como ir três vezes por semana na academia e fazer o que dá vontade: um dia musculação, no outro dança, depois corrida, na outra semana falta e na verdade nunca sabe o que fazer.

Existem também aqueles que estão treinando mesmo, suando a camisa mas não alcançam o resultado esperado. Nesses casos, talvez, a estratégia usada não seja a melhor. Por exemplo: se o objetivo é o emagrecimento não adianta fazer exercícios aeróbios ou resistidos de baixa intensidade.

Quando fazemos musculação existe degradação das proteínas musculares, com isso o corpo aumenta a síntese proteica para repor e supercompensar o que foi perdido. No caso do exercício aeróbio de longa duração, durante o treino, ocorre um direcionamento para a utilização de gordura, porém, nas horas seguintes o corpo luta para colocar de volta o que perdeu.

Por isso, é muito mais interessante adotar o exercício de alta intensidade, ou seja, curta duração e no limite da resistência — isso serve tanto para os treinos aeróbios quanto os treinos resistidos (conhecido como “musculação”).

Utilizando essa estratégia, com certeza a “queima de gordura”, será infinitamente maior. Pois ela se prolonga por muitas horas após o término da atividade.

E quando se trata de alimentação, muitas vezes o erro está nas dietas muito restritivas que tendem a gerar uma redução no metabolismo. Se não bastasse, qualquer deslize que se venha a fazer, como normalmente acontece no final de semana, o corpo começa a fazer “reserva” de gordura, como uma maneira de compensar a restrição alimentar. Daí surge o famoso efeito sanfona.

Dicas finais
Se os resultados não estão satisfatórios, eu garanto é possível emagrecer de verdade e manter o peso ideal. Basta fazer a coisa certa.

  • Tenha orientação de um profissional qualificado e atualizado para te ajudar com a melhor estratégia de treino
  • Frequência é fundamental para o resultado, tem que ser assíduo
  • Pratique exercícios que aumente o seu metabolismo, ou seja atividades de alta intensidade
  • Treinos intervalados é uma ótima pedida
  • Procure um profissional em nutrição e adote uma alimentação saudável, sem radicalismo
  • Acredite, hábitos alimentares adequados fornece nutrientes para acelerar o metabolismo. Somente uma pessoa bem nutrida consegue emagrecer e verdadeiramente manter o peso

Tenha sempre em mente as reais razões para emagrecer e os benefícios agregados, como: melhora na autoestima, controle de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, diminuição do desgaste natural das articulações – joelhos, quadris e costas.

Faça mudanças no seu estilo de vida. Exercício e alimentação adequada é essencial. Não existe mágica. Aí vai uma playlist para inspirar: treino top de quinta de DJ Raas Anderson

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?