Você sente dor no joelho após os exercícios?
Para diminuir o desconforto na região, o mais indicado por especialistas é fortalecer a cadeia dos glúteos
atualizado
Compartilhar notícia
A condromalácia patelar é um desgaste na cartilagem do joelho. Ela é caracterizada por uma dor frequente na parte frontal da região, que pode ser agravada por alguns movimentos. Essa patologia é mais comum em mulheres, por causa do formato do joelho feminino: ele tende a ter um desvio – chamado de valgo – por causa do formato do quadril da mulher, mais largo.
Depois de muita pesquisa, o doutor Powers constatou que o correto para ajudar no combate da dor no joelho seria o fortalecimento da cadeia dos glúteos, mais precisamente, o glúteo médio.
A partir de estudos cinesiológicos, ficou claro que o desgaste da cartilagem é oriundo do enfraquecimento dos músculos rotadores externos do quadril, fato que deixava o chamado ângulo Q do quadril dinamicamente menor.
Os exercícios de abdução do quadril, com o praticante em pé ou deitado, com os joelhos semiestendidos, são superindicados. Eles podem ser feitos em polia, com caneleiras, elásticos (mini bands e thera bands) e cadeira abdutora.
Não há cura para a condromalácia patelar, então o tratamento visa diminuir as dores no joelho relacionadas ao problema. Com os cuidados adequados, mudanças de hábitos e prática de exercícios sob orientação, é possível ter uma vida normal e sem dor.