metropoles.com

Você sabe o que é essencial na prevenção contra o câncer de mama?

Um estilo de vida saudável e visitas periódicas ao médico podem ser excelentes aliados para diminuir o número de casos da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Cancer
1 de 1 Cancer - Foto: iStock

O câncer de mama é considerado o tipo mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo, representando 28% dos tumores detectados anualmente. Sabe-se hoje que um estilo de vida saudável e visitas periódicas ao médico podem ser excelentes aliados para diminuir essas estatísticas.

Segundo especialistas, a melhor forma de combater a doença ainda é a prevenção. Estudos realizados pelo Fundo Mundial para Pesquisa do Câncer (WCRF, sigla em inglês) e do Instituto Americano para Pesquisa do Câncer (AICR) mostram que pelo menos 30% desses diagnósticos poderiam ter sido evitados.

O oncologista Davi Liu, da Clí­nica Fares, explica que o tumor de mama é considerado uma doença silenciosa, pois não apresenta sintomas em sua fase inicial. Por isso, falar sobre o assunto deve ser algo constante para a população entender a importância de se cuidar todos os dias.

De acordo com o especialista, hoje a ciência comprova que existem diversos fatores que colaboram para o câncer de mama. Alguns podem ser relacionados ao próprio organismo, como algumas mutações genéticas e histórico na família.

O estilo de vida também influencia. Ingestão de álcool, sobrepeso, sedentarismo, nuliparidade (mulher que não teve gestação), não-amamentação, uso de contraceptivos orais e a terapia hormonal após a menopausa são alguns dos fatores de risco. Por conta de todos essas rotinas serem ligadas ao universo feminino, é muito comum que o câncer de mama seja mais frequente em mulheres do que em homens.

A forma mais segura de descobrir o problema precocemente é através da realização da mamografia que deve ser feita a partir dos 40 anos de idade, pelo menos uma vez por ano. O autoexame da mama também é fundamental, pois ajuda a sinalizar nódulo ou algo suspeito

oncologista Davi Liu

Segundo a nutricionista Adriana Lima, a alimentação adequada além de manter um corpo saudável, diminui as chances de um tumor mais agressivo. “Vegetais são ótimos alimentos para prevenção. Agrião, couve, rúcula, mostarda, couve-flor, brócolis, nabo, rabanete são ricos em glucosinolatos, que são aminoácidos excelentes para o organismo não só na prevenção quanto também no tratamento.”, explica.

O álcool também é nocivo ao organismo. A ingestão de 14 gramas por dia aumenta as chances em 30%. Ainda não existem explicações para a causa, mas o que a ciência constatou é que essa quantidade diária no organismo influência o aumento do estrondo e outros hormônios relacionado ao câncer com receptor positivo.

O estresse também aumenta as chances de desenvolver câncer de mama, quando se tem outros fatores de risco. Nesse caso, a prática de exercícios físicos é ainda mais recomendada, pois além de ajudar a se manter saudável, elas relaxam e ajudam a equilibrar o organismo.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?