metropoles.com

Você está focado no treino e na dieta, mas não consegue emagrecer?

Razões ocultas que acabam interferindo no resultado do emagrecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
1 de 1 - Foto: null

É sabido que o abuso alimentar e o sedentarismo são responsáveis pelo acúmulo de gordura corporal e doenças. Hoje, vou te mostrar algumas razões que podem ser ocultas e que acabam interferindo no seu resultado.

1. Hipotireoidismo
Embora não seja sempre a responsável pelo ganho de peso, quando funciona mal, a tireoide pode causar o aumento de peso. O metabolismo corporal fica prejudicado e gasta-se menos energia em repouso, além de o corpo poupar mais. Junto desse problema também acaba vindo o cansaço, que atrapalha a prática de atividade física, colaborando com que a pessoa engorde. Um endocrinologista pode diagnosticar se algo está errado com a tireoide e prescrever a dose certa de hormônios para regulá-lo.

2. Depressão

iStock

A depressão pode causar perda do apetite ou o excesso de fome. Fazer atividade física ajudará a controlar a ansiedade. Além disso, ajuda a controlar o peso.

3. Intestino preguiçosoiStockUma dieta pobre em fibras – ou com a quantidade suficiente delas, mas sem água – pode fazer com que o intestino fique preguiçoso, a famosa prisão de ventre. Com isso, a pessoa fica inchada e a falta de trânsito intestinal pode dificultar a perda de peso. Ter uma alimentação adequada com hidratação correta é o melhor caminho.

4. Falta de nutrientes
Um estudo publicado no Journal of Women’s Health mostrou que a deficiência em vitamina D pode fazer com que a pessoa engorde até dois quilos. Além disso, falta de magnésio, ferro e outras vitaminas e minerais pode comprometer o sistema imunológico, deixando-nos mais suscetíveis a infecções oportunistas. Outro problema também causado pela falta de nutrientes é a fadiga. A falta de vitaminas tira o ânimo de praticar atividade física. Além disso, a falta de alguns nutrientes causa deficiência de serotonina, causando compulsão por doces, para tentar trazer de volta a falsa sensação de bem-estar e alegria.

5. Estresse

Tired and stressed woman in the office.

O grande vilão dos tempos modernos, o estresse, é responsável por alguns quilos extras, dificultando inclusive a perda do mesmo. Ele gera várias alterações químicas no corpo, fazendo com que libere a grelina, que é um hormônio que aumenta o apetite. Logo, o estressado come mais e ganha peso.

Além disso, há um estudo publicado no periódico Proceedings of the Nacionational Academy of Sciences (Pnas) que mostra que o estresse faz uma determinada área cerebral “acordar”, e ela é responsável por produzir uma proteína chamada UCN3. Ela aumenta o apetite e diminui a sensação de saciedade. A melhor forma de prevenir o problema é investindo em atividades relaxantes e tentar aliviar a mente da correria do dia a dia.

Viu como o emagrecimento vai um pouco mais além do que se imagina? Por isso, é importante investigar todos os sintomas e consultar um profissional qualificado para te ajudar a descobrir se você sofre com alguma dessas doenças.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?