Você conhece os benefícios das oleaginosas?
Além de uma fonte proteica interessante, esses alimentos ajudam a reduzir doenças cardiovasculares
atualizado
Compartilhar notícia
Castanha do pará, castanha de caju, avelã, nozes e macadâmia, conhecidas como oleaginosas, possuem diversos nutrientes importantes para a saúde, como vitamina E, magnésio, manganês. Além de uma fonte proteica interessante, esses alimentos possuem ômega 3, 6 e 9 — gorduras que ajudam na redução de doenças cardiovasculares e mantêm um estado inflamatório menor no organismo.
Outro benefício desse grupo é uma substância chamada beta-sitosterol, que reduz níveis excessivos de cortisol, o hormônio do estresse, e consequentemente ajuda a controlar a compulsão alimentar. Sem falar que contribui também para a saúde do cérebro, melhorando o raciocínio.
Um outro estudo constatou que consumir esses alimentos “ricos em antioxidantes” pode diminuir o estresse oxidativo que ocorre no envelhecimento, além de aumentar a expectativa de vida e melhorar a função cognitiva e motora.
Porém, cuidado com o consumo exagerado. Embora as oleaginosas tenham um perfil nutricional excelente, não devem ser ingeridas à vontade.Normalmente é recomendado, em média, 30g de um mix de castanhas/semana. Mas isso não é regra para todos, pois as oleaginosas são extremamente alergênicas e existem pessoas que apresentam herpes labial e dermatite após consumo frequente desse alimento.
Procure um nutricionista para ajustar a quantidade adequada de acordo com a sua necessidade diária.