Vídeo: conheça alguns exercícios físicos caseiros para os idosos
Movimentar o corpo é fundamental para melhorar a imunidade, fortalecer a musculatura e liberar endorfina
atualizado
Compartilhar notícia
Quem sofre de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e asma, é mais propenso a ter complicações com a Covid-19. Mas um grupo, em especial, preocupa especialistas: os indivíduos acima de 60 anos, os mais vulneráveis ao coronavírus.
Diante de toda a pandemia da Covid-19, muitos se esquecem quanto esse momento pode ser difícil para eles. Uma grande parcela dos idosos mora sozinha ou, muitas vezes, com o companheiro, que também se encontra na mesma condição.
Privados de sair às ruas, sentem medo, insegurança, solidão e tristeza, fatores que prejudicam a imunidade – e os colocam, ainda mais, no perfil de pessoas propensas a doenças.
É importante, agora, darmos mais atenção para quem sempre cuidou de nós. Ou, até mesmo, alguém que não seja seu parente, mas que você sabe que está passando por essa situação.
Uma ligação, uma conversa, um carinho diário. Pequenos gestos farão toda a diferença para essas pessoas se manterem bem durante a quarentena.
O exercício é fundamental para melhorar o sistema imunológico, fortalecer a musculatura e liberar endorfina. Faz um bem “danado” para o controle da ansiedade. E, por isso, preparei uma série de exercícios para fazer em casa, especialmente para a terceira idade, que precisa se proteger.
Faça em casa
São atividades simples e eficientes. Tentei dar ênfase em todo o corpo. Sem dúvida, elas trarão benefícios. Você irá precisar apenas de uma cadeira, um cabo de vassoura e 2 saquinhos de feijão (ou qualquer outro produto de 1 kg). Se não tiver o hábito de malhar, pode dispensar o peso e repetir somente o movimento por enquanto. Depois, vá evoluindo.
Sugiro que façam em dias alternados, de acordo com a sua capacidade de condicionamento físico. Trabalhe entre 15 e 20 repetições e faça de 2 a 3 vezes a sequência abaixo.