Veja o melhor exercício para perder peso na pré e pós-menopausa
Nessa fase, a mulher enfrenta diversos desconfortos, como aumento da gordura corporal e dificuldade no emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia
O período que antecede a menopausa e a pós-menopausa é cheio de desafios. A mulher enfrenta diversos desconfortos, como aumento da gordura corporal e dificuldade no emagrecimento. Isso acontece devido aos níveis de estrógenos, que vão diminuindo ao longo do tempo, provocando várias alterações no corpo feminino.
Um estudo realizado em 2019 verificou os efeitos da musculação sobre a composição corporal e a adiponectina (hormônio proteico produzido pelo tecido adiposo que modula processos metabólicos e participa da regulação glicêmica/catabolismo de ácidos graxos) em quem está nessa fase da vida.
Ao todo, 35 mulheres foram divididas em dois grupos (pré e pós-menopausa). Elas realizaram musculação por 12 semanas com o intuito de fornecer dados para a prevenção da obesidade ou da síndrome metabólica.
Como resultado, observou-se que houve uma melhora significativa no condicionamento físico, força abdominal, capacidade de sentar e saltar nas mulheres em pré-menopausa. O peso total, a massa muscular, o índice de massa muscular, e a relação cintura-quadril também foram positivamente impactados.
A musculação se mostrou extremamente eficiente na redução da gordura corporal em mulheres na pré e pós-menopausa. Dessa forma, contribuiu não apenas no emagrecimento, como na melhora da disposição geral.
Se estiver enfrentando esse período, coloque a atividade na sua rotina e busque ajuda de um médico / especialista para te acompanhar de perto. Não sofra com a menopausa!