Veja dicas para evitar e corrigir problemas posturais nas crianças
As crianças estão mais suscetíveis a problemas posturais, que se estendem pela adolescência e vida adulta
atualizado
Compartilhar notícia
Atualmente, observa-se um aumento significativo na incidência de problemas posturais em crianças de todo o mundo. Por causa do período de crescimento e acomodação das estruturas anatômicas, elas estão mais suscetíveis a problemas posturais, que se estendem pela adolescência e vida adulta.
A má postura durante as aulas, o uso incorreto da mochila escolar, a utilização de calçados inadequados, o sedentarismo e a obesidade estão entre as causas.
A avaliação postural das crianças contribui muito, evitando enfermidades futuras na estrutura corpórea, diminuindo o índice de consultas médicas, indicações de exames complementares e procedimentos cirúrgicos futuros. Com isso, melhora o rendimento escolar do pequeno, promovendo o seu bem-estar físico e emocional.
Como evitar problemas
O ideal é ensinar desde cedo às crianças a manter uma postura correta, orientando uma educação postural. Isso evita dores musculares; dores de cabeças de origem cervical; além de diminuir o estresse.
É importante também que a criança pratique atividade física, dando um “chega para lá” no sedentarismo e estimulando a consciência corporal. Ambos ajudam na manutenção da postura correta.
É muito importante que os pais se atentem a esse detalhe desde cedo, assim irá evitar problemas futuro de saúde e autoestima!