Veja como turbinar a produção de hormônios naturalmente no organismo
Cada hormônio produzido pelo corpo humano tem funções específicas, como regular o crescimento, a vida sexual e o desenvolvimento
atualizado
Compartilhar notícia
Os hormônios são substâncias químicas mensageiras produzidas pelas glândulas. Cada hormônio liberado pelo corpo humano tem funções específicas, como regular o crescimento, a vida sexual, o desenvolvimento e o equilíbrio interno. Por isso, eles são tão importantes para as atividades biológicas do corpo.
O exercício físico é um grande aliado na produção de hormônios, a exemplo da testosterona e do homônimo do crescimento (GH). Mas o que fazer para aumentar a produção desses hormônios de maneira natural no organismo?
Um estudo realizado em 2010 avaliou o efeito de diferentes tipos de treino em 10 homens saudáveis, comparando marcadores hormonais e metabólicos entre séries múltiplas e pirâmide. Resultado: treinar com séries múltiplas ou piramidais favorece o aumento de GH, cortisol e lactato no plasma.
Em outro artigo, avaliou-se a resposta hormonal aguda após o agachamento livre e o leg press em 10 homens treinados. O agachamento promoveu maior síntese hormonal (testosterona e GH) e aumento da área de secção transversa do quadríceps, provavelmente por causa do maior recrutamento muscular e acúmulo metabólico.
Os estudos afirmam que exercícios multiarticulares “que priorizam os grandes grupamentos musculares” e métodos avançados são excelentes otimizadores hormonais durante e após o treino.
Intensidade, volume, densidade, intervalo e ordem dos exercícios são variáveis importantes na musculação.
Busque ajuda de um profissional qualificado para te orientar.