Veja como não perder os músculos e a qualidade de vida após os 60 anos
Já que não podemos parar o envelhecimento, o que devemos fazer é praticar atividade física — a verdadeira “fonte da juventude”
atualizado
Compartilhar notícia
O envelhecimento está associado à perda de massa muscular e à diminuição da força. Como consequência, a qualidade de vida é reduzida.
É importante dizer que as maiores perdas são referentes a esforços intensos e de curta duração, como caminhadas ou corridas. Mas qual seria a solução para ajudar a prevenir a perda de massa muscular e melhorar a qualidade de vida, mesmo com o passar dos anos?
Os estudos mostram que os exercícios com peso ou sprints, além de favorecerem a longevidade, são essenciais para a manutenção e o ganho de massa muscular.
Já que não podemos parar o envelhecimento, o fator modificável seria mesmo a atividade física. Nesse sentido, o exercício parece ser uma verdadeira “fonte da juventude“, fazendo com que estruturas e funções voltem a ser similares a de jovens.
É possível observar idosos que adotaram um estilo de vida mais ativo, realizando musculação, por exemplo, com uma excelente estrutura muscular e fazendo coisas que eles mesmos não faziam quando jovens.
Os exercícios podem fazer coisas extraordinárias. Pessoas idosas podem devolver músculos, força, potência, resistência, funções e, principalmente, qualidade de vida. Por isso, aposte neles. Movimente-se!