metropoles.com

Veja como emagrecer sem tirar o arroz branco da sua alimentação

Embora muitos não saibam, o arroz branco é um carboidrato complexo, por ser rico em amido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Freepik
arroz
1 de 1 arroz - Foto: Freepik

Onipresente nas mesas brasileiras, o arroz branco faz sucesso por suas diferentes possibilidades de combinações, sobretudo na boa e velha casadinha com feijão. Mas, ele pode ser saudável ou, de fato, engorda e é melhor tirar do cardápio? Para esclarecer a dúvida, convidei o nutricionista Sidney Veloso.

Segundo ele, tanto o arroz branco quanto a versão integral podem se encaixar muito bem na rotina. “Basta adequarmos o plano alimentar. O primeiro possui menor teor de fibras, no entanto, você pode aumentar a quantidade de fibras de algumas formas”, ensina.

Veja três delas:

1. Acrescentando legumes, como cenoura ou abobrinha ralados;
2. Acrescentando chia, gergelim ou linhaça;
3. Resfriando o arroz.

Isso mesmo. Manter o grão na geladeira ou congelá-lo faz com que ele se torne uma fonte de amido resistente, importante para reduzir o índice glicêmico. Assim, é possível controlar a glicemia e também melhorar a flora bacteriana intestinal. Embora muitos não saibam, o arroz branco é um carboidrato complexo, por ser rico em amido. “Ou seja, se você gosta desse alimento, basta equilibrar o restante da refeição”, complementa o profissional.

O que é índice glicêmico?

O índice glicêmico é o efeito sobre a glicemia de uma determinada quantidade de carboidrato disponível em um alimento, em relação ao alimento controle.

“Recomendamos o consumo de alimentos com índice glicêmico baixo ou médio para favorecer o controle da glicemia”, afirma Sidney Veloso.

A carga glicêmica, produto do índice glicêmico e da quantidade de carboidrato presente na porção do alimento consumido, é até mais importante do que o índice glicêmico no contexto da refeição.

Portanto, o que importa é com o que você vai consumir o arroz, independentemente de ser o branco ou o integral. Ao adicionar salada verde, rica em fibras; alimentos ricos em proteínas, como frango e ovos; e gorduras boas, como o azeite, você favorece o controle glicêmico da refeição.

Não tenha medo. Arroz branco não engorda. O que define o emagrecimento é o déficit calórico, e isso vale para qualquer refeição. ⠀

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?