Veja a importância de realizar exercício de resistência para emagrecer
Faça exercícios de resistência se quiser ganhar força e melhorar a postura, por exemplo
atualizado
Compartilhar notícia
Em um programa de exercício com foco em emagrecimento, o treinamento resistido, aquele com pesos e faixas elásticas, é recomendado e traz múltiplos benefícios.
Esse tipo de treino também é considerado um fator importante para melhorar a capacidade de realizar as atividades diárias, elevar a qualidade de vida, aprimorar a postura e fortalecer a musculatura da coluna, evitando futuras lesões.
Veja os benefícios do treinamento resistido:
1. Aumenta a força muscular
O treino de resistência melhora a coordenação intramuscular e o ganho de massa magra. Com isso, menos esforço para movimentar o peso corporal é exigido.
2. Eleva o gasto calórico
O exercício promove gasto calórico, ou seja, ajuda na perda de peso e no combate à flacidez.
3. Melhora a postura
Uma estrutura muscular “forte” melhora a postura corporal e livra o corpo de dor e contraturas.
4. Previne lesões
Músculos fortalecidos envolvem o corpo como se fossem uma armadura. Logo, eles protegem contra lesões articulares, musculares solavancos e quedas.
5. Ajuda a envelhecer com qualidade e saúde
A massa muscular começa a diminuir gradualmente a partir dos 30 anos. Caso não haja um treino adequado essa perda pode ser bastante prejudicial.
A degradação não depende do envelhecimento, mas resulta sobretudo da falta de movimento. Por essa razão, existem idosos treinados mais aptos e fortes do que jovens destreinados.
Portanto, o treino de força devidamente dosado é uma receita perfeita para contrariar os efeitos do envelhecimento.
6. Deixa os ossos mais fortes
A osteoporose, isto é, a degradação da massa óssea tornar-se cada vez mais uma doença comum, não só para as mulheres, mas também para os homens. Estudos recentes mostram que a atividade física é decisiva no desenvolvimento e na manutenção da substância óssea.
O treino de força ajuda preventivamente e em processos de reabilitação. Além disso, músculos fortes protegem as articulações.
7. Controla a obesidade e a diabetes
Por meio do treinamento resistido, obtém-se uma melhoria da sensibilidade à insulina e uma redução mais eficiente da gordura corporal.
Trata-se de um requisito essencial para a regulação do açúcar no sangue e, por conseguinte, é um tratamento importante na luta contra a obesidade e a diabetes, doenças metabólicas.
8. Melhora a capacidade de desempenho global
Quem já fez ou faz um bom treino de força sabe qual a sensação que proporciona. Geralmente, ficamos com uma sensação agradável, especialmente por causa da libertação de endorfina, hormônios relacionadas à felicidade.
As tarefas diárias e desportivas são desenvolvidas com menos cansaço. Quanto maior a frequência dos treinos, maiores serão os benefícios.