Use a gordura como uma boa estratégia de emagrecimento
Quando queremos dar aquele “empurrãozinho” na diminuição de gordura corporal, utilizar a gordura dos alimentos, especificamente óleos, é uma excelente ideia.
atualizado
Compartilhar notícia
Pode parecer loucura, mas hoje em dia é indiscutível no meio científico a eficácia da utilização da gordura nas dietas para ajudar no emagrecimento. Por isso, convidei a nutricionista Natália Tartuce para nos ajudar a entender como funciona o organismo durante o processo de perda de peso com ajuda desses alimentos — mais especificadamente com os óleos.
Por possuir um comprimento de cadeia bem menor que os triglicerídeos comuns, a substância tem um comportamento bem peculiar. Ela parece e funciona como um carboidrato, mas o óleo fornece energia muito mais rápido que outros tipos de gorduras. Por isso, é indicado para praticantes de atividade física.Essa estratégia baseia-se na utilização do TCM (triglicerídeo de cadeia média) ou suplementos denominados MCT’s (medium chain triglycerides). Eles são encontrados, por exemplo, no óleo de coco, no próprio coco dessecado, além do óleo de palma.
Se deve usá-lo como refeição antes do treino ou como substituto para os óleos vegetais na hora de preparar os alimentos. O de coco, por exemplo, é de fácil acesso e tem o sabor que agrada grande parte das pessoas. Além de existir a versão em cápsulas, para aqueles que não conseguem nem pensar em bebê-lo liquido.
Como age no nosso organismo
Os TCM’s são absorvidos pelo sistema portal, chegando ao fígado rapidamente, sem necessidade de serem modificadas pelos sais biliares. Ou seja, são absorvidos tão rapidamente quanto os carboidratos, fornecem entretanto mais que o dobro das calorias — lembrando que a do óleo é bem mais saudável.
Dessa forma, podem ser utilizados como fonte de energia rápida e imediata servindo como uma refeição pré-treino. Evitando inclusive o catabolismo muscular, uma vez que é rapidamente absorvido pelo organismo não necessitando de insulina, poupando os aminoácidos musculares.
Quando utilizado no dia a dia, com uma média de 10g/dia, tem gerado um efeito de diminuição de percentual de gordura corporal. E por ter o efeito termogênico, proporciona mais energia e aumento da sudorese e do gasto calórico total — melhorando a taxa metabólica basal e consequentemente ajudando no processo de emagrecimento.
Além de proporcionar efeito estético positivo, diminuindo o percentual de gordura corporal, estudos evidenciam vários benefícios com a utilização dos TCM, como:
- Ação antiviróticas
- Antifúngicas
- Antibacterianas
- Proporciona energética imediata
- Termogênico natural
- Não catabolismo de músculos
Mesmo não sendo praticante de atividade física pode utilizar o óleo no preparo das refeições, porém, é fundamental consultar um especialista para adequar tanto para os praticantes de atividades ou não a quantidade ideal e o melhor horário para o consumo.
Como tudo tem as suas restrições, com o TCM não seria diferente, algumas pessoas podem ter efeitos colaterais indesejáveis, como desconforto abdominal e episódios de diarreia.
Por isso, antes de comprar o seu, procure um nutricionista, e veja a melhor estratégia para você. Lembre-se: a individualização é o grande segredo.