Treino de 10 minutos por semana reduz o risco de morte precoce
Fazer exercícios vigorosos por 10 minutos já é o suficiente para diminuir o risco de morte. O treino precisa ser pesado!
atualizado
Compartilhar notícia
Muita gente imagina que é preciso passar horas na academia para ter resultados impactantes na saúde e bem-estar. Um estudo recente, conduzido pelo pesquisador Matthew Ahmadi, prova que não é bem assim. Realizada com 72 mil britânicos, com idades entre 40 e 69 anos, a pesquisa mostrou que um treino de 10 minutos por semana já é suficiente para reduzir o risco de morte precoce.
“Dado que a falta de tempo é a barreira mais comumente relatada para a atividade física regular, acumular pequenas quantidades durante o dia pode ser uma opção atraente para pessoas ocupadas”, disse o estudioso, em entrevista ao New York Times.
Constatou-se que pessoas que não faziam exercícios vigorosos – como correr, andar de bicicleta ou esportes coletivos ou até mesmo subir escadas – tinham 4% de chance de morrer nos próximos cinco anos.
Por outro lado, quem praticava alguma modalidade intensa por uma semana já conseguiu diminuir esse risco pela metade, chegando a 2%.
Aumentar o exercício para uma hora por semana reduziu o perigo pela metade novamente, descobriu a equipe da Universidade de Sydney.
Colocar exercício físico na rotina diária, de preferência os do tipo vigorosos, é uma ótima alternativa para viver mais e melhor.