Temperos e especiarias podem ajudar no controle da diabetes
Segundo estudo da Singapore Institute for Clinical Sciences, mais de 80 tipos desses condimentos contém propriedades antidiabéticas
atualizado
Compartilhar notícia
A diabetes é uma doença endocrinometabólica crônica e um dos principais problemas de saúde na atualidade. Estima-se que existam 382 milhões de diabéticos no mundo e, em 2035, o número pode chegar a 471 milhões.
O mal controle da doença provoca complicações renais, cardíacas, cerebrais, vasculares, nervosas, de retina e até mesmo morte prematura.
Atividade física e alimentação saudável são, com certeza, as medidas mais importantes para ajudar no controle da doença, porém, muitas vezes, remédios são necessários para o tratamento, evitando as terríveis complicações.
Há alguns anos, as propriedades medicinais de certos temperos e especiarias têm mostrado que podem ajudar na prevenção e controle de doenças, entre elas, a diabetes.
Um estudo publicado na Food Chemistry, em julho de 2016, pela Singapore Institute for Clinical Sciences, concluiu que existem mais de 80 tipos de especiarias com propriedades antidiabéticas.
Essas especiarias, como gengibre, cominho, feno-grego, coentro, anis, alho, cebola, cravo, canela, mostarda negra, mostarda indiana, pimenta negra, pimenta vermelha, curry, entre outros, possuem compostos polifenólicos-flavonóides que atuam de várias maneiras no controle da glicose, diminuindo a absorção via intestinal e a produção pelo fígado (gliconeogenese).
Eles também protegem as células beta pancreáticas (células produtoras de insulina) e aumentam a captação de glicose nos músculos (ativação da AMPK).
Estão aí muitas razões para adicionar temperos na sua alimentação. Além de deixar a comida deliciosa, possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando, assim, a manter uma vida saudável.