Sofre de tendinite patelar? Veja dicas para amenizar o problema
Quadro acomete de 20 a 30% dos atletas e esportistas de diversas modalidades
atualizado
Compartilhar notícia
Tendinite patelar é uma das lesões por esforço repetitivo mais comuns no joelho. Estudos recentes revelaram que ela acomete de 20 a 30% dos atletas e esportistas de diversas modalidades, principalmente os praticantes dos populares esportes de impacto, como a corrida de rua, trekking, corrida de montanha, jogadores de basquete e esportes que exigem frenagem constante, caso do tênis e do squash.
Didaticamente, trata-se de uma inflamação no tendão que liga a patela (rótula) à tíbia. Na fase aguda, com dor que não cessa, é preciso se submeter a programas de reabilitação.
Veja o que fazer para diminuir o incômodo:
Modificação da atividade
Diminua as atividades que aumentam a pressão femoropatelar (por exemplo, pular, correr ou agachar).
Gelo
Aplique gelo por 20 a 30 minutos, de 4 a 6 vezes por dia, especialmente após o exercício.
Alongamento
Inclua os flexores do quadril e joelho (isquiotibiais, gastrocnêmio, iliopsoas, reto femoral e adutores), extensores de quadril e joelho (quadríceps e glúteos), da banda iliotibial, e o retináculo patelar.
Reforço muscular
Fortaleça a região usando cadeia cinética fechada e exercício excêntrico. Cadeia cinética fechada são aqueles exercícios nos quais a parte distal do segmento (pés e mãos) permanecem fixos enquanto a parte proximal (coxas e braços) se movimentam. Um exemplo disso é o agachamento, em que os pés ficam apoiados e não se mexem e as coxas “sobem e descem.”
Avaliação isocinética
Ela detecta possíveis desequilíbrios musculares por meio da análise do dinamômetro isocinético e tratamento dos mesmos. Treinamento proprioceptivo específico, pliometria e retorno programado e assistido ao esporte também podem ser de grande valia.
Busque sempre orientação de um profissional qualificado.