Sobrepeso infantil pode prejudicar ossos e articulações
O problema do sobrepeso infantil pode ser resolvido a partir da mudança de hábitos, que deve ser estimulada pela família
atualizado
Compartilhar notícia
Sempre damos ênfase do quanto o sobrepeso pode causar problemas de saúde, como diabetes, hipertensão e riscos cardiológicos. Porém, o excesso de peso também prejudica os ossos e articulações das crianças.
Um pequeno que tenha sobrepeso pode desenvolver doenças nos joelhos ou costas que só deveriam aparecer na velhice. De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, uma a cada três crianças de até 12 anos está acima do peso. Um estudo do Ministério da Saúde de 2019 apontou que o índice de sobrepeso em crianças é de mais de 16%. A obesidade, por sua vez, está na casa dos 9,30% — a obesidade grave ultrapassa os 5%.
Esse problema de saúde pública mundial pode e deve ser encarado como uma responsabilidade das famílias. É nelas que começam mudanças nos hábitos de vida, como alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.
A obesidade infantil é resultado de uma série de fatores genéticos e comportamentais. Outros motivos que podem contribuir são a nutrição deficiente da mãe na gestação, aleitamento materno de curta duração e introdução de alimentos de forma inadequada.
Fique atento à saúde de seu filho. Incentive a prática esportiva e a vida saudável. Esse é o caminho para o bem-estar!