Se lesionou? Saiba quando usar compressa de água quente ou fria
Tudo vai depender do motivo da sua dor. Em algumas situações, a indicação é a compressa fria e em outras, o contrário
atualizado
Compartilhar notícia
Nem sempre sabemos se a compressa de água quente ou fria é a ideal para algum problema em questão. Embora ambas sejam excelentes analgésicos locais, fazer a escolha certa aumenta a eficácia do tratamento.
Tudo vai depender do motivo da sua dor. Em algumas situações, a indicação é a compressa fria e em outras, o contrário.
Compressa fria
Compressa fria é ideal após quedas, pancadas ou lesões nas articulações, de preferência primeiras 48 horas após o ocorrido. Segundo o médico Francisco Collet, “geralmente, tais traumas podem romper alguns vasos, deixando vazar sangue (formando hematomas que causam vermelhidão) ou linfa (formando edemas que causam inchaço). Quando esses vasos se deparam com a temperatura fria da compressa, sofrem espasmos, contraem e diminuem o fluxo dos respectivos fluidos. Com isso, o local lesionado não sofrerá acúmulo de líquido”, ensina.
Compressa quente
Já a com água quente é ideal para situações infecciosas, como aquelas em que há inflamações com formação de pus e para amenizar edemas e hematomas que se formaram após um trauma não tratado em 48 horas.
A água quente tem função contrária à da fria. Ou seja, ela dilata os vasos, aumentando o fluxo sanguíneo. “Esse efeito acaba contendo o processo inflamatório, pois a grande quantidade de sangue correndo acaba recolhendo e purificando os líquidos que vazaram e se acumularam em torno da região afetada após o trauma”, recomenda o profissional.
A compressa quente também proporciona relaxamento muscular, o que a torna ideal para tratar dores, como torcicolos. Pode ser usada, ainda, para aliviar desconfortos comuns, como dor de dente e cólicas abdominais provocadas pela tensão pré-menstrual.
Resumindo…
A ideia do calor é promover o relaxamento muscular, articular e causar vasodilatação (os vasos sanguíneos ficam dilatados e a irrigação local aumenta).
Serve para:
- Dor por tensão muscular e contratura muscular;
- Torcicolos;
- Dores crônicas – exemplos: dor lombar e cervical;
- Cólica menstrual.
A compressa de água gelada promove ação analgésica, controla edemas e vasoconstrição (os vasos sanguíneos ficam contraídos e a irrigação local diminui).
Use em:
- Quadros agudos como torções, quedas, pancadas;
- Nas primeiras 48h do trauma;
- Distensões musculares relacionados ou não a exercícios físicos.
Caso o quadro da dor se agrave, busque ajuda de um profissional para te orientar.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/