Saiba o que pode te atrapalhar a ganhar força e massa muscular
O estresse gera efeitos fisiológicos no corpo, como o aumento do risco de doenças cardiovasculares e impactos agudos negativos no treino
atualizado
Compartilhar notícia
Você é dessas pessoas que treina, faz dieta e não ganha força e nem massa muscular? Um dos fatores que mais atrapalham seus resultados é o estresse. Ele gera muitos efeitos fisiológicos negativos no corpo, como o aumento do risco de doenças cardiovasculares e impactos agudos negativos no desempenho atlético.
Um estudo publicado em 2008 investigou se o estresse afeta os ganhos de força. Praticantes de musculação foram observados durante 12 semanas. Eles foram divididos em 2 grupos: alto e baixo nível de estresse.
Os voluntários foram avaliados por questionários e a força medida com testes de 1 repetição máxima no supino e no agachamento.
Resultados: os dois grupos tiveram aumento de força diante dos dois exercícios básicos selecionados, porém, as pessoas que estavam com níveis baixos de estresse obtiveram maior ganho de força.
Os dados sugerem que o estresse é um fator que pode modular seus resultados no treino, atrasando seus ganhos de força e, consequente, hipertrofia.
Não é fácil controlar a tensão do cotidiano, porém, é importante buscar alternativas para te ajudar. Tenha momentos de relaxamento para o corpo e mente. Beba água, faça exercícios sem exagero e pratique o autocuidado.