Saiba como prevenir e tratar as perdas cognitivas
Há evidências consistentes dos efeitos benéficos da musculação no cérebro
atualizado
Compartilhar notícia
O treinamento resistido, ou musculação, é bastante conhecido pelos benefícios nos músculos e no processo de emagrecimento. No entanto, há evidências consistentes de seus efeitos no cérebro, tanto no funcionamento quanto na morfologia. Isso tem se mostrado útil para prevenir e tratar problemas neurológicos.
No ano passado, um artigo de revisão comprovou que, após quatro semanas de treino, foi possível identificar uma evolução significativa na função cognitiva de pessoas saudáveis ou com problemas cognitivos, de diferentes idades.
Os autores também destacaram que as adaptações foram identificadas no nível corticoespinhal, bem como na estrutura e função do cérebro.
Muita gente acaba não gostando de praticar atividade física, especialmente a musculação, devido a mitos que são criados contra a modalidade. Porém, os exercícios com “peso” têm mostrado resultados muito importantes, como:
- Melhora na atenção;
- Maior aproveitamento no aprendizado em crianças e adolescentes;
- Elevação na capacidade produtiva e intelectual de adultos;
- Prevenção e tratamento de perdas cognitivas em idosos;
- Pode servir como auxiliar no tratamento de diversas doenças, caso da Doença de Parkinson e Alzheimer.
O cérebro é fortalecido pelos treinos. Não tenha medo de malhar.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/