Saiba como fazer exercício físico ajuda a melhorar a saúde intestinal
É no intestino que se encontra a maior população de microrganismos do corpo humano: a microbiota intestinal
atualizado
Compartilhar notícia
Microbiota é um grupo de microrganismos que habitam um dado local em determinado ambiente, incluindo bactérias, fungos, protozoários e vírus. É no intestino que se encontra a maior população de microrganismos do corpo humano: a microbiota intestinal.
Na região, há mais de 100 trilhões de microrganismos, o que, numa pessoa com 70 kg, corresponde a cerca de 200g de peso corporal, o equivalente a uma manga de tamanho médio.
Essa parte do corpo tem se mostrado cada vez mais essencial para a saúde e está associada a diversas doenças, como diabetes, obesidade, doença de Alzheimer e de Parkinson, autismo, esteatose hepática, câncer, depressão e doenças cardiovasculares.
Cuidar da microbiota intestinal, portanto, é essencial para a saúde. Uma das formas de conseguir esse objetivo é se exercitando.
Um estudo realizado em 2021 comprovou como a atividade física é essencial nesse quesito.
Pesquisadores observaram mulheres idosas, que foram colocadas para fazer quatro sessões de 60 minutos de exercício (10 minutos de aquecimento, 20 minutos de aeróbio, 25 minutos de musculação e 5 minutos de volta à calma) e verificou que, após dois meses, houve melhoras na microbiota intestinal, aumentando a sua diversidade e quantidade de cepas anti-inflamatórias, com redução das inflamatórias.
Fazer cerca de 30 minutos de caminhada por dia já turbina a saúde da região.
Além disso, veja outras formas de cuidar do intestino:
- Consuma vegetais, como alho-francês, cebolas, espargos, brócolis e espinafres;
- Reduza o açúcar e evite alimentos processados;
- Tome antibióticos apenas quando necessário, sempre sob prescrição médica.
- Tenha um sono de qualidade.