Quer atrasar o envelhecimento celular? A corrida pode te ajudar
Pesquisadores notaram que os praticantes desse exercício envelheciam mais devagar
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com pesquisadores, o segredo para protelar a velhice e manter a qualidade de vida pode estar na corrida. Gretchen Reynolds, do The New York Times, destaca um estudo de Boulder, Colorado, no qual recomenda aos idosos a prática dessa atividade.
Pesquisadores da Universidade do Colorado e da Universidade Estadual Humboldt, em Arcata, Califórnia, notaram que os praticantes desse exercício envelheciam mais devagar. O estudo contou com a participação de 30 pessoas, homens e mulheres, com idade entre 60 e 70 anos.
O grupo foi dividido em dois. Metade das pessoas recebeu a missão de caminhar por 30 minutos, três vezes por semana. Os outros ficaram encarregados de correr, respeitando a mesma frequência e duração. A equipe de pesquisa mediu o consumo de oxigênio e biomecânica enquanto os grupos praticavam as atividades em uma esteira.
Eles descobriram que o grupo da corrida teve mais benefícios relacionados às células musculares e à quantidade de mitocôndrias produzidas.
As mitocôndrias fornecem energia, permitindo que as pessoas se movam com menos esforço. Os corredores possuem uma melhor coordenação muscular do que os caminhantes e são capazes de ir mais longe sem consumir tanta energia.
Nunca é tarde demais para começar. Temos exemplos de pessoas que não corriam antes dos 60 anos, por exemplo, e adotaram essa prática. Antes de iniciar a atividade, busque ajuda de um profissional qualificado para preparar seu programa de treino e evitar lesões.