Quanto tempo de exercício tenho que fazer por dia?
Não use a duração do treino como desculpa para não se exercitar
atualizado
Compartilhar notícia
Depois que começaram a afirmar que era necessário fazer 30 ou 60 minutos de exercícios por dia, muita gente se confundiu. Afinal, diariamente somos bombardeados com diferentes informações, e pessoas postando treinos imensos, como os que combinam 60 minutos de aeróbio e outros 40 de musculação.
Mas grave essa máxima: não existe tempo correto. Cada fase, cada treino e cada tipo de estímulo trará a necessidade de aplicar uma quantidade de séries (volume do treino) correspondente ao objetivo e ao que cada indivíduo precisa.
Podemos ter treinos que duram 20 minutos; e outros, uma hora. E os dois estão corretos.
O que pode definir o “erro” na prescrição é se o treinador não adequar as quantidades semanais de atividade ao descanso e a intensidade aplicada.
Então, o treino pode ficar um pouco mais rápido ou demorado em razão do objetivo e periodização feita. Meu conselho é que você não se apague a isso, e que faça exercícios com frequência. Ou seja, se você tem somente 20 minutos, tudo bem. O que importa é fazer o momento gasto com a atividade física escolhida valer a pena, buscando a eficiência. O que mais interessa é a qualidade de execução.
Não use o tempo como desculpa para não fazer exercício. Dedique-se e faça o que é possível dentro das suas possibilidades.