Quanto exercício é essencial para prevenir a diabetes gestacional
Mulheres que realizavam mais atividade física moderada a vigorosa têm níveis de glicose menores
atualizado
Compartilhar notícia
Fazer atividade física é essencial para a saúde da mamãe e do bebê. A gestação promove mudanças no metabolismo da glicose, que aumenta o risco de desenvolver diabetes. No Brasil, um em cada 6 partos ocorrem em uma situação de diabetes gestacional.
Assim como nos demais casos, o exercício também tem um importante papel nesse quadro. No ano passado, estudiosos avaliaram os hábitos de atividade física de 2.388 gestantes e verificaram que mulheres que realizavam mais atividade física moderada a vigorosa tinham níveis de glicose menores, quando comparadas com as que faziam menos.
Outro dado interessante é que os benefícios também ocorrem quando os exercícios começam antes da gestação. Por mais que pareça óbvio para alguns, infelizmente a maioria das mamães e muitos médicos não têm consciência disso.
Os dados revelaram que apenas 6% a 12% das mulheres aumentaram os níveis de atividade física na gestação, enquanto uma quantidade bem maior, 14% a 29%, para as atividades.
Ou seja, além da prática de atividade física não ser tão comum na gestação, é mais fácil uma pessoa parar do que começar durante a gravidez.
Fiquem atentas, mamães, os altos níveis de glicemia na gestação estão associados a diversos problemas para criança, como obesidade, diabetes e problemas cognitivos, entre outros.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles:https://t.me/