Qual o segredo para manter o controle alimentar?
Judith Beck, uma das maiores pesquisadoras da área, compartilha algumas dicas para te ajudar a se manter disciplinado
atualizado
Compartilhar notícia
Quem está comprometido com uma rotina de dieta sabe o quanto de esforço mental é necessário para se manter disciplinado. Portanto, se você tem derrapado demais, feito muitos “dias do lixo” e está com dificuldades em ficar firme, Judith Beck, uma das principais pesquisadoras sobre comportamento alimentar do mundo, compartilha conosco alguns segredos sobre controlar melhor a alimentação e ter sucesso a médio e longo prazo.
Eis algumas estratégias elaboradas por ela:
1. Fazer dieta é difícil e requer aprendizado. Quem acha que simplesmente ir em uma consulta é o suficiente e aprendeu todo o necessário, com certeza irá fracassar.
2. Entenda que você terá de dedicar tempo para as coisas acontecerem de acordo com o planejado. É necessário comprar e preparar os alimentos necessários para sua dieta. Trata-se de um processo o qual demanda tempo para ser compreendido e sair bem feito.
3. Organize-se. Compre apenas o planejado. Pensar no que irá comer durante todo o dia é fundamental.
4. Mude seu pensamento. Estudos mostram que quanto mais falamos e pensamos sobre vida e alimentos saudáveis, mais mudamos nosso ambiente e facilitamos o processo.
5. Monitore seus pensamentos sabotadores. Eles com certeza virão, mas mantenha o foco e crie estratégias para controlá-los. Mentalize momentos bons que teve por ter emagrecido, lembre de elogios recebidos. Mas minha preferida é essa: crie um bloco de anotações com pendências e aproveite para se ocupar com elas em momentos difíceis.
6. Converse com sua família. Este item serve principalmente para quem mora com outras pessoas. Seja firme, mas delicado, ao explicar que você está tentando levar uma vida mais saudável e gostaria da colaboração de todos no processo, principalmente não comprando alimentos inadequados, com os quais você normalmente não consegue se controlar.
Aos poucos, tente introduzir essas dicas na sua rotina. Procure um nutricionista ou médico habilitado para montar seu plano alimentar. Isso é fundamental para o sucesso.