Qual é o melhor exercício para tratar lesão no ombro?
Estudo comprova que o “exercício de manguito” não é a única alternativa para fortalecimento muscular de ombros lesionados
atualizado
Compartilhar notícia
Grande parte das lesões no ombro atingem o complexo muscular do manguito rotador. Após a lesão, quando a fase de fortalecimento é liberada pelo fisioterapeuta, são prescritos exercícios de rotação interna e externa do ombro (conhecidos pelo nome de “manguito rotador”), recomendados para o fortalecimento da região.
Será mesmo que o “exercício de manguito” é realmente o mais eficiente para a recuperação muscular?
Um estudo realizado pelo especialista Konstantinos Giannakopoulos analisou 39 pessoas. Elas foram submetidas a seis semanas de treino, três vezes por semana, e divididas em dois grupos de treinamento: um grupo fazia somente exercícios isolados para o manguito rotador; o outro fazia exercícios multiarticulares (desenvolvimento, apoio e puxadas).
A mesma quantidade de séries e repetições foi aplicada aos dois grupos.
Veredito
Os resultados mostraram que os exercícios multiarticulares foram mais eficientes na melhora do desempenho muscular do complexo do manguito rotador em relação aos exercícios específicos de isolamento.
Os autores sugerem que, para o fortalecimento do manguito rotador, os exercícios multiarticulares devem ser priorizados. Os exercícios de isolamento, por sua vez, devem ser utilizados na correção de desequilíbrios musculares, e não apenas como a melhor alternativa para o tratamento.
Procure ajuda de um profissional para te orientar.