Qual é a frequência semanal ideal para praticar exercícios?
É muito comum a dúvida de qual seria a quantidade necessária de treinos durante sete dias
atualizado
Compartilhar notícia
Para manter um bom nível de treinamento, é importante equalizar o volume da atividade, ajustando a quantidade de séries e as repetições que serão realizadas em uma sessão e durante toda a semana.
Evidências cientificas falam em 4-9 séries por semana, outras em 12-15 séries no mesmo período. Isso seria exercitar o grupo muscular por duas vezes em sete dias, com um ou dois exercícios por treino. Na segunda situação, significa trabalhar o grupo muscular duas vezes, porém, aplicar de dois a três exercícios semanalmente.
Artigos recentes compararam treinar três vezes na semana contra seis vezes, e os resultados são similares.
É possível ter excelentes resultados treinando “apenas” 2-3 vezes por semana. E, com relação a quantidade de séries, vai depender da intensidade aplicada durante o treino. Lembrando que, quanto mais intensos os exercícios, a tendência é a diminuição da quantidade de séries semanais.
Porém,a qualidade aplicada durante a sessão de exercícios é mais importante que a frequência semanal de treino. É possível treinar duas vezes por semana e obter excelentes resultados, desde que os exercícios sejam eficientes.
Por isso, é fundamental um programa de treino individualizado e adequado ao nível de condicionamento, a restrições, no caso de lesões, e disponibilidade de tempo de cada indivíduo.
Busque ajuda de um profissional qualificado para te orientar!