Psyllium: fibra natural diminui a vontade de comer
Fibra natural encontrada na casca de sementes tem a capacidade de aumentar seu tamanho em 20 vezes, diminuindo o apetite
atualizado
Compartilhar notícia
Encontrar algo que auxilie na diminuição do apetite e, consequentemente, no emagrecimento. Esse é um sonho de muitas pessoas e, hoje, o nutricionista Sidney Veloso pode ajudar a realizá-lo. A convite da coluna Na Medida, o profissional irá explicar tudo sobre o Psyllium, alimento natural que auxilia na perda de peso e saúde em geral.
Trata-se de uma fibra natural encontrada na casca das sementes de uma planta chamada Plantago Ovata. Ele tem a capacidade de aumentar seu tamanho em 20 vezes ao entrar em contato com outros líquidos, fazendo com que haja uma redução na vontade de comer. Ou seja: promove a sensação de estômago “cheio”.
Esse “dom” do Psyllium é uma ótima notícia para quem busca uma opção saudável para o emagrecimento.
A boa e recente fama não veio à toa. A cada 100 g do produto, 80 g são apenas fibras. Ele forma uma espécie de pasta ao entrar em contato com a água. Esse material limpa as paredes do intestino, eliminando toxinas e impurezas pelas fezes.
A entrada do Psyllium no organismo faz com que a velocidade de absorção dos carboidratos seja menor, diminuindo, assim, a sobrecarga do pâncreas na produção de insulina. Por isso, essa fibra é amplamente utilizada no controle dos níveis de glicemia.
É considerado um alimento com poucas contraindicações. Em conjunto à ingestão frequente desse composto, deve-se adotar o hábito de beber bastante água, caso contrário, tantas fibras no organismo podem causar cólicas, dores e gases. Pessoas que tomam certos medicamentos, como antidepressivos, anticonvulsivos, antiagregantes plaquetários e remédios para diabetes ou colesterol, devem evitar o uso, bem como gestantes, pacientes com transtornos renais ou no esôfago.
Os benefícios do Psyllium são:
- Ajuda no emagrecimento;
- Melhora o trânsito intestinal;
- Reduz o colesterol;
- Ajuda no controle da diabetes;
- Reduz a pressão arterial.
Como consumir o Psyllium?
1. Pó (farinha): consumir uma colher de sopa diariamente;
2. Cápsulas: consumir em média oito cápsulas de 500 mg ao dia.
Procure sempre um nutricionista para ajustar suas doses.