metropoles.com

Planejamento é o segredo do sucesso na dieta: confira dicas

Comprar, preparar e organizar: três palavras preciosas para atingir seus objetivos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Food containing magnesium and potassium
1 de 1 Food containing magnesium and potassium - Foto: iStock

Alimentar-se bem, dá trabalho. E, acredite, é de total importância para ter bons resultados com os treinos.

Segundo a nutricionista Mirella Monteiro Rodrigues, a dica é planejar, pois, sem organização, até os mais comprometidos com uma dieta saudável perdem o rumo. Antes de comer, é preciso cumprir algumas etapas:

– Comprar o alimento;
– Higienizá-lo;
– Prepará-lo;
– Tê-lo disponível na hora certa;
– Encontrar tempo para consumi-lo.

Pode parecer bobagem, mas cada etapa é de suma importância. Principalmente, a última. Alguém pode comprar e, até mesmo, preparar o seus alimentos. Porém, somente você é capaz de comer de forma adequada e regrada!

Porém, não precisa se desesperar: é possível seguir algumas dicas simples e facilitar a rotina!

– Separe um tempo na agenda faça as compras semanalmente, sobretudo frutas e verduras. Dê preferência as orgânicas e de época. Coloque esses alimentos visíveis na cozinha, além de deixar limpos e prontos para o consumo.

– Congele pequenas porções de carne moída e de frango desfiado, ambas temperadas com cebola, alho e outros temperos naturais. Proteína magra sempre à mão.

– Ter sempre ovos (preferencialmente caipiras) na geladeira. São saudáveis, baratos e práticos. Uma omelete no jantar é opção bem interessante em vários aspectos: sacia, alimenta e é leve.

– Para quem toma suco verde, vermelho ou amarelo, separe os ingredientes em saquinhos e deixe no congelador. Aí, é só bater com água!

 

– Prepare kits para a semana com oleaginosas (castanha de caju, do pará, nozes e amêndoas).

– Nos lanches, aposte em frutas mais práticas de carregar, como banana, maçã, pera, goiaba, uva, caqui e mexerica. Em casa, dê preferência àquelas de corte, por exemplo, melão, melancia, mamão, abacate e laranja.

– Falando em abacate, a guacamole é um preparo bacana de se fazer uma vez na semana, podendo ser usado em saladas e sanduíches.

– Deixe no trabalho as opções que demoram a estragar, como as oleaginosas. Bolacha de arroz com chocolate amargo, barrinha de castanhas, uvas-passa e leite vegetal (coco ou arroz) em pó podem ajudar bastante naquele dia em que as frutas acabaram ou foram esquecidas em casa.

 

– Ter em casa uma boa cuscuzeira ajuda muito no preparo de verduras cozidas. É só colocar para cozinhar no vapor e elas ficam prontas rapidamente. Depois, vale investir em um azeite de boa qualidade e ervas secas.

– É essencial separar tempo hábil para sentar, comer com calma. Alimentar-se fazendo outra coisa, como mexer no celular, pode aumentar o consumo em até 30%!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?