Pesquisa comprova: ioga e meditação previnem envelhecimento celular
Após 12 semanas da prática de ioga e meditação, participantes de estudo indiano tiveram melhoras significativas na saúde
atualizado
Compartilhar notícia
É crescente o número de doenças agravadas pelo estilo de vida. Depressão, diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares, câncer e infertilidade são algumas delas. O estresse, cada vez mais presente na rotina atual, é um fator considerável na má qualidade de vida.
Um estudo realizado pelo Institute of Medical Sciences, em Nova Deli, na Índia, mostrou uma interessante conclusão. A pesquisa comprovou que após 12 semanas da prática de ioga e meditação, os participantes tiveram melhoras significativas em biomarcadores de saúde e envelhecimento celular.
Houve diminuição de inflamação, estresse oxidativo e lesão celular. Além de uma melhora significativa na qualidade de vida, frequência cardiovascular e autoestima.
A mesma pesquisa confirmou que hábitos como tabagismo, ingestão de álcool, sedentarismo, exposição a poluentes e consumo de alimentos processados têm grande impacto no envelhecimento.
Embora não se possa mudar a genética ou a idade cronológica, é possível diminuir o ritmo e a maneira como a idade afeta o corpo humano, principalmente, com modificações do estilo de vida. Nossa saúde depende inteiramente de nossas escolhas. A ioga e a meditação podem ser uma opção no combate do estresse, fundamentais na busca do equilíbrio vital.
O seu estilo de vida interfere diretamente na sua saúde. Pense nisso!