Para ficar forte e sarado, devo variar os exercícios diariamente?
Deixe para variar os exercícios quando houver adaptação e, principalmente, progressão
atualizado
Compartilhar notícia
Não, você não precisa mudar os exercícios diariamente. Trocar de treino em toda sessão de exercícios prejudica a habilidade do organismo a se adaptar aos estímulos, consequentemente, você não domina a técnica, a coordenação e não aumenta a qualidade do gesto para, depois, melhorar a intensidade.
Quando fazemos algo mais vezes, de modo repetitivo, evoluímos nossa capacidade de recuperação daquele estímulo e, portanto, é possível organizar treinos com métodos mais intensos e mais avançados.
Variar os exercícios todos os dias pode te impedir de desenvolver competência motora para assimilar os estímulos de modo mais rápido – ou seja: você sempre vai se cansar e demorar para se recuperar após malhar.
Embora seja muito importante haver progresso no processo de treino, com exercícios novos e com estímulos diferenciados, é importante que isso aconteça de modo gradativo. Caso contrário, é como “queimar a largada”.
Em um ano, você terá experimentado dezenas de exercícios e de treinos, mas não terá treinado com qualidade e densidade em nenhum deles. Faça o básico bem feito. E deixe para variar os exercícios quando houver adaptação e, principalmente, progressão.