Ovos e azeite engordam ou prejudicam os níveis de colesterol? Tire a dúvida
Alimentos como abacate, azeite, manteiga, oleaginosas e ovos são excelentes fontes de gorduras que auxiliam o corpo humano
atualizado
Compartilhar notícia
O colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo e é fundamental para a saúde e bem-estar. Muitos se perguntam, então, de que maneira algo produzido por nós pode fazer mal. Por algumas razões, vários mitos foram criados.
Esse lipídio está presente nas membranas de cada célula e é o precursor da vitamina D. Os sais biliares, importantes para a digestão, também são formados por colesterol e fazem a captação de hormônios no cérebro.
Há a participação desse componente, inclusive, na produção de hormônios, caso do cortisol, DHEA, testosterona, estrógenos e progesterona, entre outros.
Alimentos como abacate, óleo de coco, azeite, manteiga, farinha de linhaça, farinha de coco, oleaginosas e ovos são excelentes fontes de gorduras boas, ou seja, do colesterol que auxilia o corpo humano.
Eles não aumentam o “colesterol ruim”. O que faz isso acontecer, na realidade, são maus hábitos, como uma alimentação baseada em carboidratos (pães, bolos, massas…) e açúcar. Esses, sim, podem oxidar o colesterol LDL e iniciar o processo de inflamação dos vasos sanguíneos, fato que ocasiona uma posterior formação de “placas de gordura”, resultando em eventos cardiovasculares.
Outros fatores de risco são sedentarismo, estresse e consequentes desequilíbrios hormonais que prejudicam toda a fisiologia.
Não tenha medo da gordura natural dos alimentos. Não estou dizendo, porém, para você comer sem limites. A quantidade é algo individual e deve ser prescrita por um nutricionista. Use o bom senso e, sempre que possível, procure um especialista.