Obesidade infantil atrasa o desenvolvimento motor
Pesquisa EFDesportes aponta que crianças com excesso de peso podem ter mais dificuldades com as palavras e organização de material escolar
atualizado
Compartilhar notícia
Obesidade infantil ocasiona diversas doenças: diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e glicemia alterada. É, sem dúvida, uma preditora de complicações na vida adulta.
As crianças são naturalmente ativas, porém, nos últimos tempos elas têm adquiridos estilos de vida sedentários. Estudo publicado na revista digital EFDesportes chamou a atenção para o atraso no desenvolvimento motor em crianças obesas.
Foram avaliadas crianças com sobrepeso de ambos os sexos na faixa etária de 6 a 10 anos. Os resultados demonstraram que elas apresentaram características incompatíveis com a idade cronológica.
As crianças da pesquisa tiveram dificuldade de se situar e se direcionar em relação aos objetos, às pessoas e ao seu próprio corpo. A falta de consciência do corpo com o meio pode apresentar diversos problemas de aprendizagem, como:
· Confundir letras que diferem quanto à orientação espacial (b/d, q/p)
· Dificuldade com a ordem das letras na palavra e das palavras na frase (brasa/barsa)
· Ultrapassar os limites da marcação da folha
· Dificuldade em se organizar com o material escolar
Esse atraso motor pode ser causado pela falta de atividade, que está diretamente ligada à obesidade. A criança com sobrepeso tem dificuldade de se exercitar e pode sentir vergonha da sua aparência. Por isso, na maioria das vezes, ela foge das brincadeiras coletivas e acaba buscando atividades monótonas: jogar videogame e assistir TV.
Fique atento aos hábitos de atividade física e alimentares do seu filho, para que ele não seja prejudicado por toda uma vida. Enquanto criança, a responsabilidade é dos pais. Não feche os olhos diante do problema.