O uso do anticoncepcional interfere no ganho de massa muscular?
Estudo mostra que o medicamento tem interferência quase imperceptível no ganho de massa muscular
atualizado
Compartilhar notícia
A ideia de que ingerir pílula anticoncepcional é o motivo pelo qual as mulheres não ganham massa muscular tem virado uma “verdade”. Será mesmo? Vamos conferir!
Estudo recente de Thompson et al. avaliou o “efeito agudo do ciclo menstrual e do ciclo de anticoncepcionais orais em medidas de composição corporal”. A pesquisa avaliou 22 mulheres com ciclo normal (sem uso de anticoncepcional por pelo menos 6 meses) e 30 mulheres tomando anticoncepcionais monofásico (por pelo menos 6 meses).
Mulheres com ciclo normal foram avaliadas durante a menstruação, no fim da fase folicular (perto da ovulação) ou no meio da lútea (antes da menstruação). As que tomavam anticoncepcional foram avaliadas na fase da pílula não ativa, com uma semana de pílula ativa (início da fase hormonal) e três semanas de pílula ativa (fim da fase hormonal). As avaliações envolviam dobras cutâneas, massa corporal, DEXA, tomografia computadorizada, bioimpedância e ultrassonografia.
Independentemente de a mulher tomar ou não anticoncepcional, não houve diferença para massa corporal, ultrassonografia, dobras cutâneas, bioimpedância ou tomografia computadorizada em qualquer momento. Ou seja, a composição corporal não mudava de acordo com a fase hormonal. No entanto, para mulheres com ciclo normal, o percentual de gordura avaliado pelo DEXA era menor no meio do ciclo em comparação com o período próximo à menstruação. Mas a diferença foi de 27,2 para 27,7%, o que dava mudança quase que insignificante de 350 g de gordura.
Já nas mulheres que tomavam anticoncepcional, o percentual de gordura avaliado pelo DEXA foi menor no fim da fase hormonal, mas novamente a diferença foi insignificante – de 30,2 para 30,6% de gordura. O estudo deixa claro que não dá para colocar a culpa na pílula anticoncepcional.
Existe muita desinformação sobre o organismo feminino, e as mulheres são levadas a acreditar em aspectos negativos de seus hormônios e organismos. Ou seja, as influências são pequenas, por isso o foco principal é ter bons hábitos. Se você se alimenta adequadamente, faz um acompanhamento nutricional direcionado para suas necessidades e tem o hábito de praticar exercícios físicos com qualidade, sem dúvida não terá dificuldade de ganhar massa muscular e menos ainda de emagrecer.
Não use a pílula anticoncepcional como desculpa para não melhorar sua estética. Não estou incentivando o uso, obviamente existem os efeitos colaterais, porém eles são bem menores comparado aos mal hábitos.