O exercício de agachamento pode prejudicar a coluna e os joelhos?
Estudos mostram que o agachamento profundo é um exercício extremamente seguro e ainda podem prevenir lesões
atualizado
Compartilhar notícia
O agachamento é considerado um dos melhores exercícios para coxa e glúteos. A sua execução envolve força e coordenação de vários músculos do corpo. Há, entretanto, muitos que evitam a prática por medo de ser prejudicial para coluna e joelhos.
Para tentar comprovar (ou derrubar a tese), existem vários estudos falando sobre qual seria a amplitude ideal para realizar o agachamento: a parcial ou a completa. Verificou-se que o melhor é fazer o movimento total, conhecido como agachamento profundo. Ou seja, agachar mais que 90º estabiliza os joelhos e reduz a tensão na patela em aproximadamente 50%.
O Sports Medicine publicou recentemente um artigo analisando a sobrecarga durante o agachamento no joelho e na coluna, com mudança de amplitude e carga. E adivinha o que foi constatado? Que o agachamento profundo é um exercício extremamente seguro. Enfatizaram ainda, que previne lesões.
Ou seja, o mais importante é aprender executar de forma adequada.
Com isso fica claro que o agachamento não causa lesão no joelho e na coluna. Existem casos de pessoas que, por limitações clinicamente diagnosticadas, não é indicado esse exercício. Mas, se você não se enquadra nesse quadro e, está em busca dos melhores resultados, faça o movimento completo. Desce sem medo!
Mas, não se esqueça de procurar um bom profissional para te orientar de forma adequada e fazer os ajustes que forem necessários para melhorar a execução. Assista o vídeo abaixo e observe como é a execução adequada do agachamento profundo.
Escute a playlist do Dj Rass Anderson para acompanhar o treino de agachamento