Muitas repetições para quem quer emagrecer e poucas para quem quer ficar forte. Será que funciona assim?
Dica: o estímulo deve ser intenso e a repetição só deve ser interrompida quando o músculo não conseguir mais executar
atualizado
Compartilhar notícia
Observo uma preocupação enorme das pessoas no seu treino de musculação com relação à quantidade de repetições e séries que elas devem fazer.
Então, vamos ao primeiro esclarecimento: músculo não sabe contar, ele responde a estímulos. Sempre que ele é levado à fadiga acontece uma resposta positiva. Ou seja, o estímulo deve ser intenso e a repetição só deve ser interrompida quando o músculo não conseguir mais executar.
Por isso, é mais interessante utilizar margem de repetições. Como por exemplo: seis a dez repetições, isso significa que se você executar menos que seis será necessário diminuir a carga, e, se fizer mais que dez, aumentar a carga.
O que precisa ficar claro é que sua última repetição dentro do limiar proposto tem que ser executada com muita dificuldade, e não apenas se limitar a dez repetições, sendo que você conseguiria executar mais cinco. Por isso, é importante ajustar a carga junto da estimativa de repetições proposta pelo seu professor.
Muitos acreditam que exercícios com muitas repetições são para quem quer emagrecer, e os com poucas repetições seriam para quem quer ficar forte, porém, não é bem assim que funciona.
Seja qual for o seu objetivo, ele só será alcançado se você estimular o seu músculo a fazer um esforço máximo, ou seja, trabalhar até a falha. E esse estímulo pode ser atingido com mais repetições e cargas moderadas ou poucas repetições e cargas elevadas.
Por mais incrível que pareça a sua dieta deve ser ajustada de acordo com seu objetivo, ou seja, um plano alimentar para quem quer emagrecer é diferente de um plano para quem busca hipertrofia muscular — “ficar grande”).
Quanto mais intenso o seu estímulo de treino, melhor será a resposta. Você não tem que se sentir confortável com o estímulo proposto, é necessário trabalhar na falha e buscar sempre o máximo do estímulo sugerido.
Atenção: não confunda intensidade com quantidade.
Excesso de exercício não é saudável. Elevado volume de treino pode causar lesões, fadiga, over training e prejudicar o ganho de massa muscular.
É fundamental a orientação de um profissional qualificado para não errar na dose e assim alcançar sua meta.
Use a playlist do Dj Raas para um treino com vitalidade: