metropoles.com

Mesmo com moderação, consumo de álcool aumenta risco de câncer

Estudo demonstra que mais de 50% das ocorrências da doença poderiam ter sido evitadas, caso houvesse prevenção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Istock
Beautiful young woman drinking red wine with friends in cafe, portrait with wine glass near window. Vocation holidays evening concept
1 de 1 Beautiful young woman drinking red wine with friends in cafe, portrait with wine glass near window. Vocation holidays evening concept - Foto: Istock

Não é novidade que o consumo exagerado de álcool faz mal à saúde. Há décadas, pesquisas demonstram: além da famosa cirrose hepática, o hábito descontrolado representa em torno de 3% a 10% de todos os casos de cânceres, sendo os mais frequentes o de orofaringe, esôfago, gástrico, cólon, laringe, reto, mama e fígado, claro.

A descoberta foi feita pelo European Institute of Oncology de Milão, em pesquisa publicada no Annals of Oncology. De acordo com 222 artigos analisados, o consumo de 12,5g, ou um drink diário (menos de 100ml de vinho ou uma cerveja), aumenta o risco de alguns tipos de câncer, como o de cavidade oral, faringe, esôfago e mama.

Dados de pesquisas como os publicados no The Oncologist, em 2010, demonstram que mais de 50% das ocorrências da doença poderiam ter sido evitadas, e não há dúvidas: bons hábitos, como exercício, alimentação, controle do peso, ausência de tabaco estão entre os principais fatores de prevenção.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?