Malhar todo dia não é sinônimo de eficiência e resultado
Quantas vezes por semana eu tenho que treinar? Essa pergunta se repete com bastante frequência nas academias. Mas a resposta é simples: a quantidade está totalmente ligada à intensidade do treino. Não se pode tratar uma pessoa que está começando hoje, ou que tenha determinadas limitações, com outra que já treina e não tenha restrições. O número […]
atualizado
Compartilhar notícia
Quantas vezes por semana eu tenho que treinar? Essa pergunta se repete com bastante frequência nas academias. Mas a resposta é simples: a quantidade está totalmente ligada à intensidade do treino.
Não se pode tratar uma pessoa que está começando hoje, ou que tenha determinadas limitações, com outra que já treina e não tenha restrições. O número de vezes que você deve fazer exercícios por semana está muito mais ligado à sua disponibilidade de tempo e condições físicas do que a um planejamento obrigatório diário, ou de três vezes por semana, como é dito por aí.
Você pode, sim, treinar um determinado grupamento muscular, como coxa, uma vez por semana e assim fazer com os demais músculos. Se essa for a estratégia adotada, será aplicada uma intensidade bem mais alta. Não é saudável manter um volume e intensidade de exercícios altos todos os dias.Se o treino for feito diariamente até o limite, provavelmente, você terá queda no seu desempenho e baixa na imunidade. O que fará com que fique doente impedindo manter a rotina de treino. (Prestes, 2014)
Tudo dependerá da periodização, ou seja, de um programa adequado que atenda as suas necessidades e objetivos.Não existe o melhor método, tudo depende da sua aplicabilidade (Gentil et al, 2006). No planejamento de um programa de treino deve ser levada em consideração a individualidade biológica, adaptação, especificidade, sobrecarga, manutenção, variabilidade, continuidade e reversibilidade.
Você está aí se perguntando se pode treinar todos os dias? Eu te digo que sim. Desde que a intensidade não seja sempre alta, que existam treinos recuperativos. E a orientação de um profissional adequado para preparar seu programa.
O que precisa ficar claro é que quantidade não é sinônimo de eficiência e que o importante mesmo é saber variar os estímulos.
Confira uma playlist minha e do DJ Raas para malhar bem: