Má alimentação no pré-natal pode causar déficit de atenção ao bebê
Dietas ricas em gordura, açúcar de alimentos processados, pães, biscoitos e bolos podem afetar a saúde da criança
atualizado
Compartilhar notícia
Uma pesquisa realizada por cientistas do King’s College de Londres e da Universidade de Bristol descobriu que uma alimentação rica em gordura “ruim” e com alto teor de açúcar durante a gravidez pode estar ligada aos sintomas de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) em crianças que apresentam problemas de conduta no início da vida.
Nesse estudo, 83 crianças com problemas de conduta precoce foram comparadas com 81 crianças que apresentavam poucos problemas de comportamento. Pesquisadores avaliaram como a nutrição das mães afetou as alterações epigenéticas (ou metilação do DNA) do IGF2, um gene envolvido no desenvolvimento fetal e cerebral de áreas implicadas pelo TDAH — cerebelo e hipocampo.
Os pesquisadores de King’s e Bristol descobriram que a má nutrição pré-natal — com dietas ricas em gordura, açúcar de alimentos processados, pães, biscoitos e bolos — foi associada com maior metilação de IGF2 em crianças com problemas de conduta precoce.
Os resultados sugerem que a promoção de uma dieta saudável pré-natal pode finalmente diminuir os sintomas de TDAH e problemas de conduta em crianças.
Não se esqueçam que gorduras como ácidos graxos, ômega-3, derivados de peixes, nozes e frango são extremamente importantes para o desenvolvimento neural.
Fica o recado: uma alimentação saudável durante a gravidez é fundamental para a saúde da criança.