Hipertrofia: descubra uma técnica infalível para ganhar massa muscular
Se você quer aumentar a massa muscular e alcançar a desejada hipertrofia, chegue ou se aproxime da fadiga muscular
atualizado
Compartilhar notícia
O que mais vemos por aí são pessoas em busca de uma “fórmula mágica” para ganhar massa muscular. Desenvolver os músculos não é tão fácil quanto possa parecer e diversas variáveis precisam ser consideradas, tanto no âmbito alimentar quanto de treino.
Avaliando o quesito atividade física, pesquisadores estudaram, no ano passado, se existia alguma técnica mais eficiente de treino para conseguir chegar lá.
Eles dividiram 50 homens treinados em quatro grupos. Todos fizeram supino por 8 semanas, duas vezes por semana, diferindo apenas no quanto se aproximavam da fadiga, o que era controlado pela perda de velocidade.
No treinamento, eles poderiam interromper a série quando perdiam 50%, 25%, 15% ou 0% da velocidade inicial.
Entre os resultados, foi observado que apenas quem treinou com perda de 50% da velocidade teve aumentos significativos no tamanho do peitoral. Os ganhos para esse grupo foram 10,3, versus 2,5% para quem não perdeu velocidade.
O que isso quer dizer? Tecla SAP: se você quer aumentar a massa muscular e alcançar a desejada hipertrofia, chegue ou se aproxime da fadiga muscular.
Para que ocorra adaptação muscular, é necessário esforço. Combine fatores como intensidade e volume.
Periodizar o treino com ajuda de um profissional qualificado é outro passo elementar. Existem muitas opções para chegar à fadiga muscular sem comprometer a saúde.
Não confunda excesso de exercício e de carga com eficiência para ganhar massa.