Fique atento à qualidade do seu sono. Dormir mal engorda
Coluna dá dicas para você dormir melhor e traz playlist com músicas selecionadas pelo DJ Raas
atualizado
Compartilhar notícia
Já está comprovado cientificamente que dormir mal compromete todo o funcionamento do organismo. O sono funciona como um alimento, renova a energia e age diretamente no bom funcionamento de todo o corpo. Está relacionado principalmente à função hormonal, que está ligada à dificuldade de emagrecer e ao ganho de peso.
É durante o sono que ocorre o pico de secreção do hormônio do crescimento – GH, que nos adultos está relacionado ao metabolismo. É essencial para a “queima de gordura” e ajuda a “promover músculos”. Quanto menos dormimos, menos secreção teremos desse hormônio. Consequentemente prejudicamos o processo de emagrecimento e ainda ganhamos peso.
Ainda tem a melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono. E a sua deficiência pode levar à diminuição do metabolismo, aumento da resistência à insulina e aumento do apetite, levando ao acúmulo de gordura.
Há uma publicação muito interessante no Journal Obesity Facts 2012, com pessoas submetidas a um tratamento específico para perder peso. Demostrou que pessoas que dormiam bem emagreciam mais, em comparação às que dormiam pouco e não tinham uma boa qualidade no sono.
Você deve estar se perguntando: qual seria a recomendação de horas de sono por dia? Alguns especialistas recomendam de 6 a 10 horas, porém, varia muito de pessoa para pessoa. Cada organismo reage de um jeito, o ideal é que se sinta descansado no dia seguinte, ou seja, a qualidade do sono é o mais importante. Confira dicas para te ajudar:
• Não consuma alimentos pesados antes de deitar, como: massas, pães, carne vermelha
• Opte por legumes, vegetais, carne branca, oleaginosas
• Evite café, chá mate, chá verde, refrigerante
• Tome chá de melissa, camomila, maracujá
• Não leve seu celular ou tablet para cama, porque além de te distrair a luz emitida interfere na liberação da melatonina. Não preparando o seu corpo para dormir
• Não olhe e-mail de trabalho, porque seu cérebro entende que ainda tem informações para processar
• Não beba muita água antes de deitar, para não correr o risco de acordar várias vezes para ir ao banheiro
• Assista programas com informações leves, descontraídas
• É preciso na hora de dormir se desconectar, assim você não compromete o seu resultado e seu organismo se beneficia.
Ouça playlist de músicas relax selecionadas pelo DJ Raas.