Fazer alongamento antes da corrida pode prejudicar resultados
O ideal é realizar o aquecimento com movimentos específicos da atividade que será realizada
atualizado
Compartilhar notícia
Quem aí dá aquela alongada antes de começar a corrida? Existe uma cultura de que isso é fundamental para não sofrer lesões. Porém, o ideal é realizar o aquecimento com movimentos específicos da atividade que será realizada.
Por exemplo: se for correr, aqueça-se correndo. Inicie com um ritmo mais lento e depois vá progredindo. Se for participar de uma prova, faça o aquecimento um pouco antes de iniciá-la. É sem dúvida a melhor maneira de preparar seu corpo para o treino.
Estudo publicado no Journal of Strenght and Conditioning Research (JSCR) avaliou o efeito do alongamento no desempenho físico antes da corrida. Foram observados dois grupos com o mesmo nível de condicionamento. Um deles realizou 5 exercícios de alongamento para membros inferiores antes da corrida e o outro, nenhum.
Resultado: o primeiro grupo teve pior desempenho. Ficou provado que alongar antes de correr não é interessante.
O alongamento é necessário em situações específicas. É importante saber o momento adequado para realizá-lo. Não é interessante alongar no mesmo dia que treinou membros inferiores. E se possível, opte pelo alongamento passivo (feito com a ajuda de forças externas – aparelhos, pessoas). Pesquisas evidenciam um melhor resultado no ganho de massa muscular em quem pratica o alongamento passivo.
Flexibilidade é uma qualidade física muito importante para quem deseja ganhar força e massa muscular. Porém, ao contrário do que muitos pensam, esticar os músculos não previne lesões. Só melhora a condição deles, ou seja, deixa-os mais fortes. Agora você já sabe: para ter um melhor rendimento na corrida não deve alongar-se antes.