Fazer agachamento descalço dá mais resultado do que com tênis?
Evidências científicas apontam que treinar descalço pode prejudicar a técnica do exercício
atualizado
Compartilhar notícia
Muitas pessoas preferem fazer o exercício de agachamento descalças, porque acreditam que, dessa forma, têm mais estabilidade e amplitude. Mas será que os estudos científicos comprovam essa tese?
Um grupo de pesquisadores ingleses realizou avaliações para saber se o tipo de calçado (ou a falta dele) promoveria alguma alteração na técnica do agachamento. As avaliações envolviam análise de movimento 3D e ativação de músculos do tronco, coxa e perna.
Homens acostumados a se exercitarem agacharam-se em quatro situações diferentes: descalços, com tênis, usando tênis específico para levantamentos e, por último, com tênis “minimalista”.
As avaliações revelaram que, durante o agachamento com tênis normal, havia uma maior amplitude de movimento, se comparado a agachar descalço. Isso se deu especialmente pelos maiores graus de flexão de joelho e dorsiflexão do tornozelo alcançados durante o agachamento calçado.
A atividade do reto femoral também foi maior ao agachar calçando um bom par de tênis. Já no agachamento descalço, os praticantes apresentaram mais instabilidade do tornozelo ao realizarem uma maior eversão dos pés (quando o pé gira para dentro).
10 roupas de academia femininas para ter conforto durante o exercício
Em outro estudo, de 2013, verificou uma maior inclinação do tronco para quem agachava descalço, o que pode estar relacionado a uma maior condição de instabilidade.
As evidências apontam que, além de não promover vantagens biomecânicas, treinar descalço pode prejudicar a técnica do exercício.