Exercícios alternados atrapalham ganho de massa muscular
Um estudo respeitado compara as respostas musculares entre os dois tipos de atividade: com pausas e contínuas
atualizado
Compartilhar notícia
Se o seu objetivo é ganhar massa muscular, cuidado com os exercícios alternados. Um estudo respeitado compara as respostas musculares entre os dois tipos de atividade: com pausa e contínuo. Foram realizados os dois protocolos de exercícios no mesmo indivíduo, ou seja, uma perna realizou o exercício com pausa e a outra perna fez a execução contínua.
Resultado: a perna que realizou uma contração contínua de 30 segundos teve um ganho muito maior. Você deve estar aí se perguntando: e com relação ao ganho de massa muscular? A perna que executou o exercício continuo obteve um ganho de 10%, já a perna que fez com pausas intermitentes não houve ganhos expressivos.
Se você está acostumado a fazer afundo com deslocamento — aquele exercício que você fica andando de um lado para o outro na academia alternando as pernas — saiba que ele é totalmente ineficiente para o ganho de massa muscular
Muitos executam exercícios alternados como, por exemplo, na cadeira extensora, flexora, desenvolvimento com halter e rosca bíceps. No entanto, no momento da troca ocorre uma pausa muito longa, fazendo com que o músculo perca a contração, tornando assim o resultado ineficiente.
O interessante é que esse estudo não permite sair por aí dizendo que o exercício alternado pode funcionar para uns e para outros não, já que os dois métodos foram testados na mesma pessoa.
Ou seja: não se deixe enganar. Priorize os exercícios contínuos e busque profissionais qualificados de verdade para te orientar. Só assim suas metas serão alcançadas.