metropoles.com

Estudo revela: remédios para sono e ansiedade matam

Uma vida saudável pode ser uma alternativa para te ajudar a encontrar um alternativa aos medicamentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
remédio para dormir
1 de 1 remédio para dormir - Foto: iStock

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e cientistas da Universidade da Colúmbia Britânica alertaram: remédios para sono e ansiedade causam abstinência e dependência. Mas, agora, duas pesquisas, publicadas no American Journal of Public Health, atentam para uma consequência ainda mais grave do uso indiscriminado desses medicamentos.

Segundo os estudos, tomar, sem controle, Rivotril, Xanax, Ativan e Valium causam risco de morte. Para chegar ao resultado, durante cinco anos e meio, foram entrevistados, semestralmente, 2.802 usuários de remédios que continham o composto benzodiazepina.

Os pesquisadores observaram que a taxa de mortalidade permaneceu alta entre os usuários de medicamentos com a substância, mesmo depois de isolar outros fatores, como o uso de drogas ilegais e comportamentos de alto risco. Ao final do estudo, 18,8% do grupo morreu.

A Organização Mundial da Saúde alerta que o benzodiazepina só deve ser prescrito para tratar ansiedade ou insônia grave que cause angústia extrema. Como o composto causa dependência e síndrome de abstinência, ele deve ser usado em pequena dose e no menor tempo possível.

Trago esse alerta com a intenção de dizer: remédios nem sempre curam o problema. Procure entender qual é a causa da tristeza, da ansiedade ou da falta de sono. Busque alternativas que te ajudem de verdade, sem colocar em risco a sua saúde.

E fica a dica: busque um estilo de vida saudável, pratique exercício físico e mantenha uma alimentação equilibrada. Sem dúvida, você irá eliminar e prevenir muito os problemas. Profissionais qualificados podem te ajudar a encontrar uma alternativa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?