Entenda como a alimentação impacta na saúde das suas unhas e cabelos
O alimento tem um papel importante na saúde da unha, cabelo e pele
atualizado
Compartilhar notícia
O que não falta por aí são mulheres com queixa de unhas quebradiças e cabelos ressecados. Para ajudar a entender o motivo disso acontecer, convidei o nutricionista Sidney Veloso. É ele quem indica por que isso ocorre — e, acredite, tem muito a ver com o que você coloca no prato.
“Alterações nas unhas, queda de cabelo e fios ressecados são queixas frequentes de muitas pacientes. Esses sintomas são indicadores de alterações metabólicas e/ou carências nutricionais”, afirma o especialista.
O alimento tem um papel importante na saúde da unha, cabelo e pele. A unha é o último lugar para onde vão os nutrientes e será o primeiro em que as carências aparecem. Unhas quebradiças e descamando indicam falta de proteína ou má distribuição do carboidrato ao longo do dia. Podem sinalizar também falta de cálcio, ferro e vitaminas do complexo B.
Cabelos que caem demais, por sua vez, indicam excesso do hormônio DHT. Essa substância se eleva por motivos genéticos, porém, excesso de cafeína, estresse, sono ruim, jejum prolongado e carências de vitaminas são outros fatores que contribuem para a queda.
Por mais improvável que pareça, o sedentarismo também é prejudicial, pois faz com que não haja uma maior capilarização dos vasos que irrigam o couro cabeludo.
Outro motivo para essas áreas do corpo estarem “sem vida” é a falta de proteína e de gorduras boas na dieta.
O nosso corpo fala muito. Fique atento aos sinais. Diversas questões podem ser resolvidas com pequenas mudanças nos hábitos alimentares.
Busque ajuda de um nutricionista para te ajudar a prevenir e tratar esses problemas.