metropoles.com

Entenda a diferença entre Índice glicêmico e carga glicêmica

Saiba como cada um deles influencia na perda de peso

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Watermelon slices on a plate
1 de 1 Watermelon slices on a plate - Foto: iStock

Atualmente, há muitas pessoas preocupadas com o índice glicêmico (IG) dos alimentos. No entanto, deixam de lado outros fatores importantes na hora de escolher um determinado alimento.

O nutricionista Sidney Veloso explica tudo sobre o assunto:

O índice glicêmico (IG) foi criado em 1981 com o intuito de classificar os carboidratos de acordo com a sua capacidade de elevar a glicemia. O IG é calculado a partir da mensuração da glicose sanguínea por um período de 2h após a ingestão de 50g de carboidratos de um alimento teste e, ao final, comparado com um alimento de referência (normalmente pão branco). Dessa forma, medimos o IG de um alimento.

Alimentos de alto índice glicêmico são digeridos e absorvidos mais rapidamente, com isso, provocam elevações mais rápidas na glicose sanguínea e insulina. Todavia, o IG de um alimento pode variar de acordo com o seu preparo, quantidade de proteínas, gorduras e fibras. É fundamental avaliar a combinação desse alimento com outros em uma determinada refeição. Então, nesse caso, é o IG da refeição que deve ser considerado. Entenderam?

O grande problema do IG é que ele é apenas um índice qualitativo, onde analisa somente o lado qualitativo dos carboidratos, ignorando o lado quantitativo, acaba sendo muito mais importante quando estamos falando em elevação dos níveis de glicemia e insulina. Com isso, foi criado o que chamamos de carga glicêmica (CG). Ela, sim, considera a quantidade de carboidratos de um determinado alimento, além do seu IG.

CG = IG X Conteúdo de carboidratos de um alimento / 100

O conceito de CG é muito mais útil para avaliar a resposta glicêmica de um alimento e de uma refeição.

Alimentos de alto IG, como melancia, abacaxi e batata inglesa, possuem baixa carga glicêmica, pois, para elevar os níveis de glicose e insulina com esses determinados alimentos, é preciso consumir grandes porções, diferentemente do macarrão e do arroz branco, que possuem alto IG e alta CG.

Quando se trata de perda de peso, algumas evidências têm mostrado que não existe diferença significativa quando se comparam dietas com alimentos de alto IG e baixo IG. Um ponto importante é considerar o metabolismo e a sensibilidade à insulina do indivíduo.

Classificação do IG (pão branco como alimento padrão):

  • IG > 95 (alto): melancia e batata inglesa cozida;
  • IG = 75 – 95 (médio): macarrão cozido, arroz integral, batata-doce e aveia;
  • IG < 75 (baixo): pão integral, mandioca cozida, banana, maçã, pão integral, feijão cozido e leite desnatado.

Procure ajuda de um nutricionista para ajustes individuais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?