Em casa, como saber se a intensidade do exercício está adequada?
Você não precisa se preocupar se não tiver um monitor de frequência cardíaca para controlar a intensidade da atividade que se propôs a fazer
atualizado
Compartilhar notícia
A escala de esforço percebida é uma ferramenta bem simples e que nos ajuda a avaliar qual intensidade está sendo aplicada ao treino.
Atualmente, ela foi adaptada usando os valores de referência de 0 a 10. Tome como referência de esforço de 0 a 4, intensidade leve; 5 a 7, moderada; e 8 a 10 alta ou muito intensa.
O interessante é que, com essa forma de controle, dá pra treinar musculação, HIIT (treino intervalado de alta intensidade) e exercícios contínuos.
Essa ferramenta é interessante para te ajudar a avaliar qual está sendo a intensidade aplicada ao treinamento. Assim, é possível alternar os dias de treino em intensos e moderados para não sobrecarregar o organismo, e sentir dores após a prática.
Saber dosar esse esforço é o que ajuda a controlar o volume (quantidade) de treino.
Portanto, você não precisa se preocupar se não tem um monitor de frequência cardíaca para controlar a intensidade. Existem artigos que mostram boa correlação entre a frequência cardíaca e a escala de esforço. Dessa forma, você terá autonomia para avaliar o nível de esforço do seu exercício.
Sugiro sempre buscar ajuda de um profissional para te orientar com os treinos, mesmo para os exercícios realizados em casa.
Com essa medida, você terá uma periodização adequada e ainda previne lesões!